15 de outubro de 2009

Ser técnico no governo no Brasil? É difícil!

Bem todos falam e dizem que no governo tudo é “política” (que chamo de politicagem – suborno, chantagem, troca de favores,...). Quando alguém ou algum órgão que trabalhar de forma técnica o que acontece?

Começam a atacar a pessoa ou órgão, até que mude! É aquele ditado: “Água mole pedra dura tanto bate até que fura!”

É o que está acontecendo com o TCU. Até o Presidente da República faz comentários que não poderia e nem deveria fazer. Como fica o TCU quando o Presidente da nação diz:

"Muitas vezes, o Tribunal de Contas diz que tem indícios de provas de sobrepreço, e aí para, aí você tem que fazer todo um processo. Muitas vezes, a empresa que perde a licitação entra na Justiça e para a obra. Eu disse no começo da entrevista isso: fazer uma obra no Brasil hoje é muito difícil", respondeu ele ao ser questionado sobre obras do PAC paradas.

Evidente que se tem INDÍCIOS tem que parar mesmo! Como fica o governo se no final da obra concluir que houve irregularidades? Punir a licitante de participar de outras licitações, mas já haverá lesado ao patrimônio público.

Censura, sou contra! Mas deveria haver alguém (talvez o Procurador da República) para impedir ou orientar o Presidente da República de DEPRECIAR órgãos com funções técnicas.

O PAC está atrasado não por culpa do TCU, mas por má gestão ( Culpa do GOVERNO – Federal, Estaduais e Municipais), corrupção ( Governo e setor privado), falta de projetos executivos,...

Qualquer pessoa com qualificação técnica quer ler o PAC e PNLT pode constatar que o andamento das obras são lentos, e que algumas obras não são prioritárias para algumas localidades. Portanto, culpar o TCU por fazer seu papel é BRINCADEIRA!

O governo tem é que trabalhar, em vez de fazer campanha! Qual o benefício do PRESIDENTE DA REPÚBLICA visitar a transposição do São Francisco? Ele é técnico? Vai notar alguma irregularidade? Vai fazer os funcionários trabalhar mais rápido? Sinceramente, é um absurdo! Ou FALTA DE ABSURDO! Já não basta inaugurar obras? Ainda tem que fazer essas peregrinações?

E o que faz o deputado federal Ciro Gomes nessa peregrinação? E nossa Ministra da Casa Civil?

Será que eles estão perdidos? É bem provável, porque o Ciro tenho certeza que não sabe onde fica o Congresso. O coitado está tão perdido que mudou até o domicílio eleitoral!

Espero que a equipe do TCU não se deixe levar por essas críticas, continuem fazendo o trabalho brilhante! Quem não quiser que o TCU pare a obra é simples: Siga os tramites legais e cumpra os orçamentos, apresente o projeto executivo,...

Um comentário:

  1. Eu já senti na pele essa emoção... A gente sempre quer fazer as coisas o mais correto possível mas, como dá "desgaste político", tem que satisfazer a vontade do povo, que é viciado... Estou escrevendo uns textos falando sobre essas divergências entre o "certo" e o "atender a vontade do povo". Até que os políticos não parem, sempre vai ser assim, assim sempre será! Os textos vou mandar para o Jornal do Cariri, e, quando o fizer, posto no blog. E a dissertação que é bom, kkkkk

    ResponderExcluir