18 de fevereiro de 2010

UFC e ENEM - Debate

UFC debate ENEM como critério de acesso ao Vestibular

Segundo dados do MEC, 38 universidades e 31 institutos federais já utilizam o resultado do ENEM como forma de ingresso de novos alunos

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai promover encontros para debater a possibilidade de adesão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios de acesso à Universidade. 

Serão realizados três debates, de acordo com o seguinte calendário: dia 22, às 9h30min, no auditório da Reitoria (Benfica); dia 23, às 15h, no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, no Centro de Ciências Campus do Pici); e dia 24, às 10h, na Sala C da Biblioteca (Campus de Porangabuçu). 

No próximo dia 26, às 9h, o Conselho Universitário se reunirá para decidir sobre a possibilidade de adoção da nota do ENEM como critério de acesso à Instituição. Desde abril do ano passado, logo em seguida ao anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre a utilização da nota do ENEM como critério de ingresso nas instituições federais de Ensino Superior, a UFC realiza reuniões para definir a melhor maneira de adotar o Exame em seu vestibular. 

Segundo dados do MEC, 38 universidades e 31 institutos federais já utilizam o resultado do ENEM como forma de ingresso de novos alunos. A UFC decidiu não adotar o ENEM no Vestibular 2010, o mais recente aplicado pela Universidade, para debater por mais tempo o assunto.

>>>> Eu concordo com a utilização do ENEM para ingresso na UFC, visto que acaba com as "máfias" (só brincando) dos decorebas sem futuro dos grandes colégios, além de democratizar. É o que eu acho. Só fiquei com dúvida com relação a quem fez o ENEM há mais tempo, o que fazer? E quem terminou há muitos anos o Ensino Médio, não fez o ENEM e quer ingressar? Todos os casos e possibilidades devem ser analisados... Mas, ainda há muito o que melhorar no Ensino Médio desse país, que está querendo ter um sistema de educação similar ao dos EUA mas não passa nem um pouco perto da qualidade de ensino básico que eles têm por lá.

É isso!
=)

Um comentário:

  1. aaai eu acho um absurdo esse lance do enem e abolição de segunda fase, a UFC tá no maior dilema...minha irmã tá passando por isso agr e eu n desejo a ninguém..acho que só a segunda fase seleciona bem pro ingresso na faculdade! graças a deus já passei por isso! bjooo

    ResponderExcluir