3 de maio de 2011

O Trem-bala vale a pena?


Alguns dias atrás em conversas com amigos sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido como Trem-bala, questionei como poderia um projeto de tal vulto não ter estudos/projetos? Para mim isso não é possível!

Então essa semana, leio na Veja (para alguns na revista só tem matéria comprada!) em uma coluna que o Trem-bala pode sair por mais de R$ 50 bi!!! Então resolvi mais uma vez procurar por material a respeito.

O texto da coluna foi tão informativo que apresentou o site de onde retirou a fundamentação. Então lá fui no site e depois no site do Senado Federal que possui um grupo de especialista em diversas áreas. Encontrei o arquivo : TREM DE ALTA VELOCIDADE – Caso típico de Gestão de Investimentos.

A seguir apresento os principais pontos que considerei bastantes relevantes para discussão:


1 - TAV, cujo público alvo é de alta renda.
2 - Porém a experiência internacional mostra que independentemente da modalidade de exploração do serviço (por concessão ou empresa estatal) o envolvimento financeiro do Tesouro é elevado e inevitável.
3 - A literatura especializada indica que, na experiência internacional, projetos de infraestrutura de transporte costumam sair, em média, 45% mais caros que a estimativa inicial.
4 - A literatura indica que o volume mínimo de viagens para cobrir apenas os custos operacionais (sem considerar a recuperação dos custos do investimento) está em torno de 20 milhões/ano. A demanda estimada entre Rio e São Paulo para o ano base da estimativa é de apenas 6,4 milhões/ano.
5 - O projeto tem baixo grau de conexão com outros sistemas de transporte.
Com base no texto e os pontos acima apresentados não tem como aceitar a idéia desse processo ser licitado de tal forma! O Trem-bala é para um público de alta renda e no seu trajeto apesar de ser de alta densidade populacional, a população é de baixa renda. Ainda tem outro complicador: Não tem integração com outros modais!
Dizer que o projeto não terá dinheiro público é até piada! Pode até dizer que não terá dinheiro da iniciativa privada!
E o mais absurdo de tudo que li até o momento: Não tem DEMANDA MÍNIMA para o Trem-Bala! Pois para cobrir apenas os custos operacionais (APENAS operacionais) é necessária uma demanda mínima de 20 milhões/ano, segundo estudo a demanda estimada entre Rio e São Paulo é de apenas 6,4 milhões/ano.

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