16 de dezembro de 2009

Viagem JDO - FOR

Galerinha.

Bem, eu já viajei tantas vezes de Juazeiro do Norte para Fortaleza e vice-versa, de algumas formas diferentes e, desta vez, eu pensei em contar, hehe.

Bem, dia 15/12/09 fiz este trecho, como em várias outras vezes esse ano, de carro, avião ou ônibus. De carro, o tempo de viagem era de aproximadamente 9 horas, levando em consideração que a gente parava para almoçar em Iguatu, e lá, o nosso pedido sempre demorava muito, nos fazendo ficar parados por quase 1 hora... De ônibus, só fiz esse trecho uma vez, para experimentar, Guanabara, leito, numa cadeira sozinha, cadeira que mais parecia cama, rs. Saí de Juazeiro do Norte 12:30, e cheguei em Fortaleza antes das 21h... Ou seja, quase 8 horas de viagem com uma parada de 20 minutinhos em Quixeramobim. Eu conheço todas as cidades que margeiam a CE 060, hehe, que por sinal, é nessa CE, no trecho urbano de Fortaleza, que minha mãe mora, então, ela realmente faz parte da minha vida. Tanto é que escolhi um equipamento de fiscalização eletrônica desta dita rodovia para extrair os dados de volume de tráfego sem falhas e validar o modelo que estou usando na minha dissertação, hehe.

Bem, enfim, de avião, lá vai a cassetada, só são 45 minutos de viagem, hehe. Mas, em compensação, a OceanAir está com uma tarifa muito alta (mais de R$ 200,00) por trecho. A Gol tem tarifas de R$ 89,00, mas os vôos têm início e fim de madrugada, e eu acabo incomodando o Marcos e o meu pai, que me pega ou deixa aqui no aeroporto Pinto Martins... Só estava usando quando estava com uma super promoção de milhas reduzidas, onde trocávamos um trecho por 2.000 milhas somente! Passei todos os finais de semana de agosto viajando assim, incomodando o povo de madrugada... Além do fato da Gol atrasar demais, por exemplo, agora, em horário de versão, o vôo que sai de Fortaleza para Juazeiro do Norte deveria chegar lá 01:00, mas chega sempre quase 02:00... É chato demais. O que eu mais gostei de viajar de ônibus até agora, é o fato de você poder cancelar e ou alterar datas e tudo, sem pagar nenhuma taxa administrativa! O ruim é que não tenho coragem de viajar a noite, aí perco um dia inteirinho no ônibus... Mas, sempre tem um pró e um contra, assim é a vida!

Já de carro, a gente antes de sair, dá uma olhada nos níveis de tudo, desde água até óleo (se bem que óleo tem a época exata de trocar mesmo, só para verificar...), calibra os pneus, faz um alinhamento se necessário (fizemos no dia anterior ao da viagem) e, antes de sair, enchemos o tanque com gasolina. O povo sempre diz que são aproximadamente 550 km, mas, marcamos 510... rs. Pelo menos até a casa da minha mãe, daqui até a casa dos irmãos do Marcos, fecha os 520km. Enfim, quando chega em Quixadá, dessa vez em Aracoiaba, a gente coloca mais uns R$ 20,00 de gasolina, só por garantia, já que viajamos com o ar-condicionado ligado... É ruim, além de perigoso viajar com os vidros abertos, pode entrar algum objeto no carro, devido ao vento, sei lá, e pode causar um acidente, comprovadamente!

Bem, saimos de manhã, não tão cedo, porque é incrível como a gente marca a hora pra sair e, coincidentemente, só acordamos na hora marcada, rs. Saimos de Juazeiro do Norte, passamos pela parte externa (a rodovia) no Crato, seguimos... Passamos depois por Farias Brito. Várzea Alegre, algumas localidades até chegar em Iguatu. Desta vez, chegamos muito cedo em Iguatu, mesmo que tenhamos saído mais tarde... O trecho entre Farias Brito e Várzea Alegre estava em obra, estavam terminando a base e a preparando para receber a camada asfáltica... A sinalização péssima, enfim, deveria ter tirado umas fotos mas acabei esquecendo do celular... Depois de Iguatu, seguimos para Quixeramobim, quais são mesmo as cidades entre estas duas? Na verdade, tem umas localidades e tal, Triangulo, tem umas com nome esquisito, não recordo agora, mas, são mais cerca de 154km entre Iguatu e Quixeramobim. Chegando em Quixeramobim, após passar pela parede do Açude... humm... Qual é mesmo o nome? Acho que é Quixeramobim mesmo, é que tem tantos nessa região... Mas, enfim, depois dele, tem um posto, que tem um restarurante onde todo mundo para para comer. ônibus, carros, e tem apoio do SESC, senão me engano. É bom, limpinho, meio carinho, rs. Bom, depois de Quixeramobim, vamos para Quixadá, terra dos monólitos, onde até pedra é galinha (zoeira que o povo faz com a cidade, que é extremamente agradável e tem até um Campus Avançado da UFC! Com o curso de Computação e mais dois outros novos, que vou me informar quais são). Ao chegar em Quixadá, tem uma "bifurcação", por assim dizer, com uma placa indicando o destino de cada, mas, as duas placas têm, bem grande, o nome FORTALEZA. Valha, existem duas Fortalezas? rs. Pra quem não conhece, pode até ser confuso, mas, o fato é que por um caminho, o direito, se chega a Fortaleza pela BR (é esse o caminho que o ônibus faz) e pelo caminho esquerdo continuamos na CE 060, e é esse o caminho que sempre escolhemos, para evitar os vários caminhões da BR 116... Então, a partir daí, passamos por outras cidades e localidades até chegar em Aracoiaba, onde, dessa última vez, abastecemos (muito mais barato que Quixeramobim e Quixadá). Depois disso vamos para Redenção, Acopiara, Guaiúba, Maracanaú e, enfim, chegamos em Fortaleza!

Foram 2 horas a menos de viagem, mas, dessa vez achei um pouco mais cansativo, estressante, nem sei como chamar, parecia que tinha levado uma surra quando cheguei em casa, rs. Isso porque, entre Quixadá e Aracoiaba, em uma curva com baixíssma visibilidade, um ônibus no outro sentido, foi literalmente pra cima da gente, e, a 100km/h, é difícil ter o controle do carro, porque ele fica totalmente instável, mas, ainda bem que o Marcos conseguiu! Já em Aracoiaba, na CE tinha um caminhão estacionado na rodovia, e, como nas CE's o acostamento é só de enfeite (tem uns 50cm de largura, hehe), o carro ficou meio sem espaço e o caminhão que vinha no outro sentido tocou no retrovisor e, ainda bem que não é fixo, ele girou sem quebrar! Além disso, quando estávamos chegando a Várzea Alegre, lembrei que eu tinha esquecido minha pastinha onde guardo diploma, certificados de cursos, etc etc etc... E dia 10/01/10 tenho que levar tudo isso pra prova de títulos do IBGE, é brincadeira?! Fiquei altamente estressada, a pressão despencou, eu comecei a suar, rsrs. O Marcos quis até voltar, mas, já estávamos tão adiantados... Eu disse que iria de ônibus, pra aprender, quebrar minha cara, mas lembrei que a Lilian volta pra lá dia 02/01, e vou pedir a ela pra pegar pra mim e mandar por Sedex, hehe. Sai mais barato que ir de busão pegar, ou ter voltado...

Enfim, é isso, vou colocar fotos da próxima vez, que minha câmera nova chegou e vou tirar foto até do vento, hehe.

That's all!
=)

3 comentários:

  1. Vou voltar à ativa no Blog! Tenho precisado escrever e vai ser aqui mesmo, rs!

    ResponderExcluir
  2. Excelente descrição dos trechos!
    Que o nosso governador veja!hehehe
    Uma viagem de aventuras, é cansativo viajar de carro/onibus, mas as vezes é legal.

    O blog receberá com todo prazer suas postagens, não tenha dúvida!

    E com a câmera digital fotos supreendentes poderão surgir!heheheh

    Valeu!

    Em Janeiro o blog completará 1 ano! Quem diria.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tem que ter um super post de comemoração do 1º ano, e as postagens devem voltar a todo vapor, hehe.

    De qq forma, adoro viajar! =)

    Em breve, a viagem de Curitiba, da qual nem falamos aqui, hehe

    ResponderExcluir