14 de julho de 2009

Energia Eólica - Sustentabilidade

Olá a todos,

demorou mas antes que a noticia fique antiga vou postá-la. É sobre o potencial da Energia Eolica no mundo. Sei que devemos guardas as porporções e que os potenciais enregeticos de algumas regiões não podem ser aproveitados de forma tão eficiente mas achei interessante essa noticia de que poderíamos viver apenas de energias renováveis, no caso com a dos ventos. Segue notícia:

Energia eólica é suficiente para o mundo, diz estudo


O vento pode suprir as necessidades energéticas do mundo, segundo estudo publicado hoje na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)". A notícia é um bom presságio para os defensores das fontes limpas de energia. A matriz eólica, como a solar, suscita esperanças na luta contra o aquecimento global. No Brasil, se os cálculos do estudo estiverem certos, só os aerogeradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no País. Para os aerogeradores marítimos, a proporção seria de cerca de três vezes as necessidades brasileiras.

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e do Centro de Pesquisa Técnica VTT, da Finlândia, determinaram a energia que poderia ser produzida em cada turbina eólica com base na velocidade local do vento, na densidade do ar, no possível espaçamento dos aerogeradores e no tamanho das hélices. Os cientistas também consideraram áreas no mar. Os aerogeradores implantados em terra firme conseguiriam produzir o equivalente a 40 vezes o consumo mundial de eletricidade e cerca de cinco vezes o consumo de energia em todas as suas formas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, seria possível produzir 16 vezes o consumo atual de eletricidade do país. Um dos autores do estudo, Michael McElroy, da Universidade Harvard, considera essencial um esforço global para viabilizar o uso da energia eólica em todo o mundo. "Também seria necessário reformar o sistema de distribuição de eletricidade atual", aponta McElroy.

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ênio Bueno, especialista em energia eólica, pondera que o estudo leva em conta apenas o potencial de aproveitamento dos ventos para geração de energia. "Seria preciso considerar também a viabilidade técnica em cada local e a viabilidade financeira", aponta. "Isso reduz muito a previsão dos pesquisadores." Estudo dos técnicos do Inpe, em janeiro, mostra que os ventos brasileiros podem atender mais de 60% do consumo nacional de energia de forma competitiva. Com o barateamento progressivo da tecnologia, o porcentual deve aumentar. Atualmente, menos de 1% da energia consumida no país é gerada por vento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Acho interessante esse pensamento pois, poderiamos, quando for possível e viável diminuir a pressão sobre as hidreletricas do país, que causam grandes impactos, sem ter que prioritariamente utilizar energias de fontes não renováveis, como o carvão ou óleo, ou mesmo energia nuclear, que é o caso de Pernambuco, eu vi numa noticia que ele tavam querendo colocar uma sina nuclear lá. Bastante perigoso e quanto aos degetos nem se fala!!!!


Até!

Um comentário:

  1. Tecnologia tem... dinheiro (em algum lugar) tem... o que não tem é interesse econômico.

    Mas durmo mais sossegado sabendo que a solução existe (não que algum dia tivesse perdido o sono por causa disso ;)

    ResponderExcluir