6 de julho de 2009

FLIP - Feira Literário Internacional de Paraty

Não podia deixar passar esse encontro literário que ocorre no Brasil anualmente. A FLIP reuni diversos escritores, jornalistas, personalidades. E pode ter certeza lá a qualidade é alta.

A seguir trarei duas personalidades importantes e com qualidade ao extremo.

O jornalista e escritor Gay Talese, 77 anos. O mais importante homem do jornalismo mundial!

Durante pouco mais de uma hora, Talese, falou sobre jornalismo, no que pode ser considerado o ponto mais alto da FLIP.

O tema do seu próximo livro será: seu próprio casamento de 50 anos, “com a mesma mulher, e morando na mesma casa”.

“Guardei todas as cartas indignadas que minha mulher me escreveu nestes 50 anos, e a partir delas vou contar a minha versão do casamento. Se ela escrevesse a versão dela - e espero que ela não faça isso - certamente seria um livro totalmente diferente”, brincou.

E olhe que seus livros são bastante polêmicos!!! Dentre eles pode-se destacar:

Honrados mafiosos, O poder e o reino, A mulher do próximo.

Em trecho retirado do site g1.com, veja o que diz Talese:

Nos anos 70, Talese foi pesadamente criticado por ter exposto sua mulher a uma humilhação, ao narrar suas experiências na apuração da pesquisa sobre o comportamento sexual que resultaria em A mulher do próximo - quando chegou a trabalhar como gerente numa casa de massagens.

“É verdade que humilhei minha mulher”, respondeu Talese, com a voz ligeiramente embargada. “E também minhas filhas, que na época eram vulneráveis colegiais e tiveram que ouvir coisas desagradáveis a meu respeito. Mas também é verdade que agi em nome de uma causa nobre: escrever bem aquele livro. Em nenhum momento tirei isso da cabeça. É um consolo pensar que outros escritores ao longo da História - como Hawthorne, Henry Miller ou mesmo Philip Roth - também fora acusados de indecência, e com o tempo foram redimidos.”

Talese ficou marcado por "entrevistar" Frank Sinatra sem ter trocado sequer uma palavra com ele. Acredite ele fez isso!

“O que as pessoas dizem não é tão importante, porque geralmente elas falam o que querem ver publicado. Achei mais interessante conversar com as pessoas à volta de Sinatra, seus músicos, funcionários, trabalhadores humildes, que tinham percepções interessantes sobre o cantor. Da mesma forma, quando fui a Cuba escrever sobre o encontro entre Mohammed Ali e Fidel Castro, em 1996, não conversei com nenhum dos dois, me limitei a observar as pessoas ao redor deles, como elas se comportavam.”

Outra personalidade é: Chico Buarque!

A sua frase que foi mais divulgada na FLIP foi:"Eu escrevo muito devagar. Escrever é uma chatice. Gosto mais de ler do que de escrever".

O engraçado é que não divulgaram toda a frase só a parte em negrito, será que não foi para a matéria dá mais audiência?

É isso pessoal, apenas para deixar registrado esses momentos de Cultura que o país tem, não pense que os eventos são só para os acefálos!

E que me perdou Talese e Chico Buarque por citá-los! Dois seres imaculados e de qualidade inquestionável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário