18 de agosto de 2010

Sobre SPAM's e e-mails indesejados

Não é de hoje que recebemos e-mails de lojas, instituições, sites e outros sem termos autorizado.
Eu por exemplo, ultimamente vivo recebendo de blogs que NUNCA visitei, é sério!
Aí eu, se quiser ver minha caixa limpa, tenho que ficar "suplicando" para que estas pessoas mal-educadas parem de me enviar... Às vezes marco logo como SPAM, é muito chato, muito chato...
Aí, fui procurar informações na net sobre legalidade, e achei dicas de boas práticas. Mas, se os e-mails incomodarem de tal forma a quem recebe, pode-se entrar com uma ação contra o remetente.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
BOAS PRÁTICAS (Fonte: http://www.antispam.br/boaspraticas/)

Como não se tornar um spammer
  • Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar as seguintes dicas:
  • Siga as normas da etiqueta (Netiqueta). É recomendado, por exemplo, sempre preencher o campo do assunto com uma descrição significativa do conteúdo do e-mail. Dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo, caso não seja de seu interesse.
  • Procure informações a respeito dos diversos e-mails que receber. Muitos usuários, por desconhecimento, reiniciam a propagação de lendas urbanas ou boatos.
  • Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  • Procure refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e até mesmo, golpes. Na dúvida, não envie.
  • Respeite o propósito e o formato das listas de discussão e demais fóruns na rede.
  • Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.

Como fazer marketing por e-mail, sem fazer spam
  • Fazer marketing pela Internet sem provocar spam, requer o uso de boas práticas. A seguir, algumas das quais podem evitar a propagação de e-mails não solicitados.
  • Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  • Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  • Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  • Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  • Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.
  • Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Enfim, aprendam a não enviar e-mail quando não foi autorizado! Pode dar um problema digno de dor de cabeça crônica!!

2 comentários:

  1. Receber spam realmente é mto chato, mas infelizmente temos que ler o campo assunto spam, pois as vezes alguns emails importantes são direcionados para o spam.
    Ainda não conseguimos um jeito de ficar livre dos emails não desejados.
    vale a pena seguir as dicas para não ficar mandando email para quem não tem interesse...

    ResponderExcluir