11 de abril de 2009

Até quando? Novidade?


Caros os últimos dias passei meio fora de “órbita” e complicado a postagem aqui. Irei retomando as postagens por assunto colocando os assuntos noticiados nas últimas semanas.


Para começar nada como a política: Algo novo, inesperado que mude e anime os brasileiros? Não.


1ª nota: No dia 2 de Abril Fernandos Rodrigues, Jornalista político – um dos melhores, noticiou no seu blog e no Jornal Folha de São Paulo: Tasso paga avião fretado com dinheiro do senado.


“O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem o hábito de usar parte de sua verba oficial de passagens aéreas para fretar jatinhos que são pagos com recursos do Senado.”

Desde 2005, segundo o jornalista, Tasso gastou 469 mil reais com fretamento de avião. O senado fornece 1 passagem por dia para cada senador ( é um absurdo!), Tasso tem seu jato Citation, mas além disso freta aviões (sempre da TAM) quando o seu está indisponível.


O senador ao invés de usar as passagens converte esse dinheiro em combustível e aluguel de jatos, algo ilegal? Sim. Segundo o Direito Administrativo, ele só pode fazer o que está na Lei, ou seja:


“O particular pode fazer tudo o que a lei não lhe vede. O servidor público somente o que a lei lhe autoriza. O administrador público não gere a coisa como se privada fosse. Tem de servir ao público e ser controlado pelo público” Logo, Tasso e os demais senadores que utilizam seus jatos e fretam aviões deveriam fazer duas coisas devolver o dinheiro e utilizar-se das passagens e não fretar! Lógico que não será feito isso. Aposto como vai surgir um auxílio-combustível/frete!

2ª nota: O senador Cristovam Buarque defende no plenário plebiscito para discutir se Senado deve ser fechado

O senador é conhecido por lutar e sempre bater em uma única tecla: EDUCAÇÃO! Sempre concordei com ele, muito sensato, parece ser integro. Agora esse discurso de plebiscito para fechar o Congresso beira ao absurdo. Isso é discurso de político sem consciência, que quer nada mais do que “jogar para a torcida”.

Apesar de ter dito que não irá formalizar o pedido, só em ter cogitado tal absurdo perdeu crédito. Espero que o ambiente não destrua as qualidades que o senador mostrava que tinha. O congresso é muito ruim, fonte de corrupção e dinheiro correndo sem nenhum controle, mas pior será sem ele! Não temos uma equipe de gestores com bom senso e capacidade para gerir esse país.


Essas são as duas notícias de políticas relevantes dos últimos dias, claro teve alguns fatos acontecendo com políticos que não vale a pena perder tempo que foram: O governador Cid Gomes levou um tombo ao tentar subir em um skate na inauguração de uma pista em Juazeiro do Norte (onde está nossa correspondente que não noticiou? heheh); Luzianne Lins, prefeita de Fortaleza, enfim voltou ao posto após quase duas semanas em São Paulo fazendo exames misteriosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário