22 de abril de 2009

Entrevista de Luizianne Lins!

Apesar do atraso postarei parte da entrevista de Luizianne Lins, a prefeita de Fortaleza, concedida ao Jornal OPOVO na última segunda(20 de abril de 2009).
* Texto com todas as letras maiusculas e em negrito são para dá destaque.

"OP - Vamos falar dessa ressurgência. Muita gente está dizendo que seu segundo governo ainda não começou. Começa agora?
Luizianne - E quem está fazendo as obras na rua? ESSE MONTE de obras espalhadas por tudo quanto é canto? Que ente superior é esse que está fazendo as obras andarem?"

Não sei onde a prefeita está vendo tanto obras espalhadas. O que vejo é um MONTE de buracos e com a chuva vários pontos de inundações. Posso dizer que melhorou em relação a alguns anos atrás, mas tem que se tomar providências pois a Fortaleza BELA, só na casa dela! (É assim Fabiana? heheh)

"OP - Mas o choque de gestão que você prometeu, o administrativo, começa agora?
Luizianne - No primeiro governo, e a memória das pessoas acaba sendo muito curta, pegamos a cidade destruída na sua alma. Com a autoestima completamente destruída, a infraestrutura acabada, o serviço público prestado à população em petição de miséria. Além de tudo, um descompromisso das pessoas mesmo com a cidade. A ponto de a inadimplência do IPTU ter chegado a quase 50%. Assumi naquela circunstância de forma muito solitária. A pouca experiência de gestão e muitos problemas. Recebemos a cidade com R$ 278 milhões de dívida. Foi botar o pé na Prefeitura e o pessoal vir reivindicar cinco meses de salários das terceirizadas...."

Não cabe mais criticar a gestão de Juraci, pois todos sabem da situação a qual a prefeita fez questão de destacar durante o 1º governo. Agora é outro governo: ou ela destaca( ou critica) sua gestão anterior ou então fala dos projetos para a cidade.

"OP - Você está recebendo muita crítica por causa dos buracos.
Luizianne - Há quanto tempo não tem um inverno desses? Está chovendo demais."

QUE BELEZA! Tudo bem que o inverno está mais intenso do que nos últimos anos, mas a tendência é que com o passar dos anos a cidade tenha estrutura para suportar invernos fortes.

"OP - Por que a situação não é contornada?
Luizianne - A Usina de Asfalto nunca produziu tanto. São dois problemas. Primeiro, o de manta asfáltica. Se você pegar a Duque de Caxias, é botar o asfalto e ela enrruga. Quando foi feito o Sanear (década de 1990), Fortaleza foi quebrada 70%. Naquele momento, se o município não disputasse com o Estado é para ter feito uma análise de solo para saber o que tinha a base do asfalto de cada ponto da cidade. Estamos fazendo isso. Se você pegar a Luciano Carneiro (em frente ao Centro de Humanidades da Uece), foi feito. Foi raspado profundamente. Na Duque de Caxias tem lugar que há barro. Enrruga porque não tem base nenhuma. São vários locais assim. Não é porque o asfalto não é de qualidade. É porque a base é péssima, é histórica. Tem que raspar. Onde tem corredores de transporte, esse problema não vai mais existir. O segundo problema é drenagem. Fortaleza não tem. Esse problema no asfalto é isso. A água acumula e vai virando buraco. São os mesmos buracos. A população já sabe quais são. UMA NOTÍCIA BOA: no finzinho do PAC, foi aberta captação de recursos para projetos de drenagem urbana. Já tínhamos um projeto chamado Drenurb. Já havíamos pedido dinheiro ao BID. Quando apareceu o PAC, queriam cidades que tinham projeto já. Fortaleza foi a única capital do Nordeste. Vamos receber R$ 100 milhões do governo federal."

A prefeita foi muito feliz na sua explicação, logo não adianta a operação tapa buraco ( não é nem remédio para a situação). Essa notícia boa ela só esqueceu de dizer quando irá começar: DEPOIS DA CHUVA! Então próximo ano espero que ela não venha lamentar a gestão do Juraci e os prefeitos anteriores.


4 comentários:

  1. Rpz, eu acho que ficar discutindo se o segundo mandato começou ou nao é meio descabido. Realmente há essa necessidade de ela dar um 180º na prefeitura pq começou outro mandato? A gestão é a mesma, ela so tem que corrigir, como deveria corrigir independente de segundo mandato ou nao. Trata-se de dar continuidade.
    Agora época de chuva realmente é complicado mexer nos buracos que ela abriu por conta do TRANSFOR e sei la mais o que. A chuva nao vai deixar tapar. Entao, acho que é ter que esperar mesmo o periodo chuvoso passar. Eu ate ressalto o trabalho que eu vi na Jovita Feitosa, que ainda nao ta concluído, mas pelo menos eles se esforçaram em terminar um trecho antes das chuvas. Agora la ta parado mesmo, e acredito que por conta das chuvas.

    Agora, realmente, o reporter perguntou sobre o prometido choque de gestao no segundo mandato e a prefeita foi falar em Juraci?! É sair pela tangente mesmo.

    Pelo menos, a prefeita tem noção de que nao basta fazer operação tapa-buraco pq o negocio é mais embaixo, literalmente. E vamos esperar as obras de drenagem pra ver se melhora mesmo, pelo menos nos corredores de onibus.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Discutir realmente se 2º mandato começou não cabe pelo simples fato de ter começado!
    Em termos de dia a dia não faz diferença, pois a prefeita é a mesma. O problema é que a prefeitura não tem uma avaliação de cada setor, dizer que esta bem porque o povo a reelegeu não é parecer técnico e sim democrático.

    Com relação aos buracos, eles só existem por incompetência dos governos anteriores (inclusive o dela), ou será que em 4 anos não dava para ter iniciado as obras do Transfor? só quero lembrar que o Transfor é igual ao BidFor, e em que governo iniciou esse projeto? Juraci Magalhães. Não dá os meritos a quem merece pega mal.

    Com certeza a prefeita vai bem, mas devia engartar a 2ª e 3ª marcha, como diria o nosso governador que ainda está em 1ª.

    ResponderExcluir
  3. E é sim: "Fortaleza bela, só se for na casa dela!"
    Era o que a população dizia no início do primeiro mandato, e ela ficava chateada por dizer que não tinha tempo suficiente ainda para mostrar serviço...
    E agora, 5 anos depois?! rs

    ResponderExcluir