31 de março de 2010

Absurdo - Tarifa Táxi/Segurança Pública

Caros.

Neste último sábado, dia 26/03/10 voltei para Juazeiro do Norte de ônibus, partindo de Fortaleza, porque a tarifa para voltar de avião estava muito alta. Cheguei aqui as 22:10h, aproximadamente e, como o meu marido estava comigo, tínhamos de pegar táxi. O que, pra início, já é um absurdo, visto que moro no prédio que ter o círculo amarelo, e a rodoviária é a marcada por um círculo vermelho, ou seja, ao lado da minha casa. Então, se era tão perto, por que tínhamos de vir de táxi? Porque a rua (Av. Edward Mclain) que separa o prédio da rodoviária é simplesmente uma via em que transitam pessoas nada confiáveis, ou seja, eu tive de escolher entre chegar em casa com meu notebook, minha mala e minha carteira comigo, ou me aventurar e correr o risco de "perder" tudo no caminho. Segurança pública falha...

Ao descer do ônibus e pegar minhas coisas, um taxista se ofereceu, e meu marido então perguntou quanto seria para o prédio ao lado, e, pasmem, R$ 10,00. Vocês podem dizer, ah, mas é por conta do horário, 22h... Não, não é! Qualquer hora do dia eles cobram esse preço... Fui caminhando para ver se um outro taxista que sempre solicitamos estava por lá, mas ele só chega de madrugada, e veio um outro se oferecer para nos levar por R$ 8,00. Bom, ainda caro, mas, pelo menos 20% mais barato que o valor comum, e viemos para casa com ele mesmo... Então, vocês podem questionar: "Ah, mas pela segurança não há problema algum", e eu lhes respondo que realmente não há. Mas, vejam o mapinha (está bem arcaico, só deu um Print Screen, e mexi no Paint, rapidinho mesmo, meu AutoCAD está com problema e eu tenho de reinstalar. Para compreender melhor, é só clicar na imagem que ela será ampliada.).


Bom, veem o ponto verde? É o shopping da cidade. É perto também, dá para ir a pé, não fosse o risco que corremos ao fazer estes deslocamentos nesta área, então, ou de ônibus, que passa em frente ao prédio e tem um ponto de embarque e desembarque, pois na frente há uma FATEC (Faculdade de Tecnologia), e descemos dois pontos após, em frente ao shopping. De carro, mas, como ainda não estou dirigindo (tenho medo), só quando meu marido está em casa, ou de táxi, porque de mototáxi eu não ando. Pois bem, muitas vezes eu vou de ônibus mesmo, porque passa em frente à minha casa e depois em frente ao shopping, ou meu marido quando vai trabalhar me deixa lá. Mas, para voltar é difícil por ônibus, a pé não voltaria, principalmente se estivesse com compras, e nem de mototáxi, como disse. Então, pego um táxi. Sabem quanto custa? R$ 5,00! 

O problema que quero relatar: a falta de dispositivos medidores de distância percorrida nos táxis e cálculo da tarifa a ser paga pela viagem efetuada. Sendo que Juazeiro do Norte se diz ser a "maior cidade do interior do estado do Ceará", mas é muito presa a parâmetros religiosos e estagnada com relação a desenvolvimento. E segurança muito falha também, visto que vários pontos da cidade são conhecidos pelo perigo que apresentam aos transeuntes.

Só quis explicitar minha inconformação, vivida e relatada por mim, e não por outra pessoa. Outros problemas com relação ao sistema de transporte de passageiros existem, e eu, em breve, os relatarei também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário