16 de maio de 2009

CPI Petrobras

Voltando a postar sobre política, o país terá mais uma CPI no senado será a CPI da Petrobras!
A oposição conseguiu vencer o braço de ferro do governo é instalar a CPI. Se essa CPI vai resolver alguma coisa euduvido! Mas creio que irá gerar bastante polêmica e fortes discussões. A primeira pergunta é: A instalação da CPI prejudica a Petrobras?

A CPI tem o objetivo de investigar fraudes em licitações, denúncias de desvios de royalties de petróleo, suspostas irregularidades em coontratos para construção de plataformas e da Refinaria Abreu Lima ( olha ai Pernambuco de novo?heheh), além de artifícios contábeis para reduzir o recolhimento de tributos e possíveis irregularidades em patrocínios.

Olha se isso tudo for verdade esse presidente da Petrobras deveria pedir para sair, essas suspeitas são casos de quadrilhas, bandidos,...

A Receita federal emitiu nota dizendo que não é permitido as empresas mudar o regime de pagamento de impostos no meio do ano, como a Petrobras admitiu ter feito no ano passado. Essa alteração fez com que a estatal tivesse direito a receber mais de 4 bilhões em créditos tributários.

O TCU encontrou irregularidades (superfaturamento) na refinaria Abreu Lima, não encontrei o relatório quem sabe mais adiante encontre e tenha mais informações.

A CPI vai começar e nós aqui do blog vamos fazer um acompanhamento! Solicito aos amigos Diego e Dalton contribuam bastante com notícias e opiniões sobre os acontecimentos dessa CPI, claro que todos podem opinar e notíciar, fiz referência aos dois pelo fato de serem acompanhadores da política assim como eu.

Espero que dê certo!

Podem comentar, os próximos dias o congresso vai ferver! Será que a Veja, Época vão trazer no próximo fim de semana alguma bomba em relação as contas da Petrobras? É esperar para ver!
O blog ainda não possui equipe suficiente para poder fazer essas investigações.hehhe


3 comentários:

  1. Pouco antes de partir do Brasil presenciei alguns fiascos de CPI's como a dos cartões de crédito e a dos correios. Tinha até uma em que o PT tinha a presidêcia e a relatoria (não lembro qual era) e foi uma vergonha.

    O problema das CPI's é que se discute pra caramba mas, normalmente, as cartas (votos) jà estão marcadas.

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo essa CPI com cautela. Trata-se da nossa Petrobras, uma empresa brasileira que deu certo, respeitada (a 4ª empresa mais respeitada no mundo e a 1ª no setor de energia), forte no mercado internacional e propulsora de muitos investimentos no país. Por isso, o tema requer cautela.
    Há de se apurar, porém, se a nossa Petrobras também não foi loteada pelo governo, resultando nessa lista de irregularidades que recaem sobre ela. Numa empresa de perfil iminentemente técnico não deve haver espaço para ingerências políticas nefastas. Assuntos de ordem técnica, como a construção de plataformas, refinarias, etc devem ficar no campo técnico.
    Politicagem e negociatas não deveriam permear seus processos, como o próprio presidente da estatal revelou que ocorre na formação do preço dos combustíveis.
    Vamos acompanhar de perto o desenrolar dessa briga e suas consequências.

    Uma pergunta: nessa briga toda, onde estava o PMDB? Perillo (PSDB) permitiu a leitura dos pedidos de CPI porque Sarney autorizou a quebra de um acordo entre as bancadas. Parece que o PMDB anda meio insatisfeito com o governo. Lula que se cuide. O PMDB pode!

    A propósito, vocês viram onde foram parar os incentivos que o governo do Estado deu a Petrobras para a construção na nossa siderúrgica, ne? No oceanário!!! Prêmio de consolação. R$ 160 milhões. Em tempo, parece que um investidor japonês pode entrar na nossa siderúrgica também.

    De Recife,

    ResponderExcluir
  3. "O problema das CPI's é que se discute pra caramba mas, normalmente, as cartas (votos) jà estão marcadas". O Denis foi no ponto. Por isso, vejo com profunda descrença tudo que sai do Congresso. De qualquer forma, estarei de olho...

    Dalton Alves

    ResponderExcluir