17 de maio de 2009

Acquário Ceará

Veja o vídeo oficial do projeto Acquário Ceará:





O vídeo é muito bem feito, uma estrutura sensacional! Já tinha mostrado em fotos aqui no blog, mas com o vídeo o projeto vira mais espetacular. Não tenho posicionamento de ser contra ou a favor da construção. Existe vários pontos de vistas contra a construção, assim como tem o lado positivo que é grande atrativo para os turistas e mais um local de lazer para Fortaleza.

O Diego mencionou que parte do dinheiro para construir o Acquário será da Petrobras, como meio de compensar os incentivos fiscais que o governo concedeu a empresa na época do siderúrgica que a Petrobras ( sr. Gabrielli) rompeu contrato. O projeto Acquário do Ceará está orçado em R$ 250 milhões, a Petrobras pagará R$160 milhões.

Sabe quanto custa a manutenção do Acquário? Entre 15 e 20 milhões por ano, segundo o secretário de Turismo, Bismark Maia. É um valor bastante considerável, apesar do governo dizer que vai buscar empresas para parceria, não acho que deva entrar dinheiro do Estado para manutenção.

O senhor Bismark Maia esteve na semana passada no Tribunal de Contas do Ceará (TCE) para fazer apresentação do Acquário do Ceará e do Centro de Eventos (já começou as obras).

Queria ver estudos mais detalhados desse projeto, são valores muito elevados e não vejo benefícios que possam tornar a relação benefício/custo positiva. Agora também não vou dizer que sou contra o projeto pelo fato de ser uma obra bastante interessante e que realmente pode ajudar a desenvolver o Ceará.

O Cid Gomes está fazendo vários obras de grande porte e a pergunta que faço: O governo do Cid será marcado pela criação de obras em prol do desenvolvimento ou os chamados "elefantes brancos"?



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é de qualidade mesmo! O Cid está fazendo várias projetos pelo Ceará. Eu não tenho dúvida que irá melhorar, estou aguardando mais um pouco para fazer dá um parecer da sua gestão. Uma coisa é certa sua reeleição já está garantida e levará quem estiver com ele ( Eunício PMDB,Luizianne PT,Tin PHS,?Tasso PSDB?,...)

    Agora é bom que planejem essas "obras de vulto", pois assim podemos questionar e também imaginar um Ceará melhor!

    Ainda tem mais projetos, vou ver se nos próximos dias coloco mais alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Mermão, que negócio monstruoso!!!!! Que negócio monstruoso, digno de Jurassic Park, eu me arrepiei. Vi o vídeo duas vezes!!!
    Eu, particularmente, não tenho como ficar contra essas obras, não tenho. Talvez eu esteja sendo levado mais pela emoção do que pela razão, mas não tenho como ser contra. Imagine a nossa desgastada, maltratada e saudosa Praia de Iracema (que ta até sendo reformada) com um equipamento desses!!!! Com certeza vai consolidar Fortaleza como destino turístico.
    Aliás, o governo tem a perspectiva que o Acquario gere receitas em torno de R$ 25 milhões, o que daria pra cobrir os gastos com manutenção. Porém, mesmo que isso se confirme, é um orçamento apertado, ante os R$ 20 milhões necessários pra manutenção.

    É monumental mesmo. Juntamente com o Pavilhão de Feiras e Eventos, que também vai colocar Fortaleza no rumo do turismo de negócios.

    Espero que essas obras não fiquem conhecidas como elefantes brancos mesmo, porque têm potencial para gerarem benefícios ao Ceará.

    17 de Maio de 2009 22:13

    ResponderExcluir