17 de fevereiro de 2009

As mascaras que usamos

Por Denis Almeida




Domingo passado, assisti um filme do eterno "casal Titanic" Leonardo Di Caprio e Kate Winslet que me surpreendeu bastante
. O nome do filme é Revolutionary Road. Quem for assistir não va esperando uma comédia romântica. No entanto não vim aqui falar do filme em si - espero que vocês assistam e tirem suas proprias conclusões - mas quaria falar sobre a mensagem que ele me passou:

Todos nós usamos máscaras. Elas representam aquilo que gostaríamos de ser ou então aquilo que gostariam que a gente fosse. Estamos sempre representando algum papel, seja para agradar aos outros ou para satisfazer a nós mesmos. Muitas vezes não temos consciência da nossa própria personalidade e nos confundimos com o papel que representamos. Inconscientemente tentamos esconder nossas fraquezas atrás de máscaras.


O Café com os amigos està uma delicia!
Falando em mascaras, meu amigo Nauri, que em outros tempos usava a mascara do Seu Lunga (rsrs), tem se revelado um cara de uma sensibilidade incrivel. A prova mais recente disso foi a criação desse blog que tem me dado momentos de leitura realmente agradàveis. Queria mandar um abraço especial para o Diego e para o Bruno também.

5 comentários:

  1. Caro Denis,

    Muito obrigado pelo envio de textos! Isso ajuda bastante e mantém vivo aqui a discussão.

    Com relação ao tema de mascaras é um assunto para discutir.
    A pessoa deve sempre seguir alguns principios, indo nessa linha claro que há alterações.
    Por exemplo, no meu caso realmente utilizo de algumas características de "seu lunga" para me defender, mas isso não acabou continuo o msm!heheh

    Com relação aos elogios, muito obrigado! Estou tentando na medida do possível escrever alguns textos aqui. Alguns comentários de notícias, outras momentos que vivo no decorrer do dia.
    Está sendo legal, principalmente, com esses amigos que posso contar.
    Os frequentadores desse blog só tem pessoas de alto nível e de carater!
    Claro que com o sucesso, isso se diluído(heheheh), mas espero sempre contar com vcs!

    ResponderExcluir
  2. Esse Nelas!!! Dps fala de mim! Tu se inspirou, num foi?
    Rpz, qdo tu falou nakeles e-mails filosóficos eu só lembrei aqui do trabalho, é só o que rola esses .pps com correntes, mensagens,... As vezes me pergunto de onde é que vem tanta mensagem dessa por ali! Vããããão trabalhar!!!

    Tecendo um comentário, acho que invariavelmente usamos máscaras, não no mal sentido. Mas como uma forma, muitas vezes, de nos protegermos do que achamos que possa nos machucar. O problema é transformarmos essa máscara numa casca.

    Meu amigo Denis, um abraço. E lembranças a dignissima.

    Vlw.

    ResponderExcluir
  3. E ai Denis,

    um abraço pra você tbm e tudo de bom pra vc ai nas "Europas"! Concordo com o Nauri que o nivel das postagens tão muito massa principalmente com as suas contribuições e do Diego.
    Acho que as máscaras as vezes nos ajudam a enfrentar situações dificeis e momentâneas, mas concordo com o Diego de que não se pode deixar que evolua pra um "esconderijo" permanente!
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Nauri, o seu Lunga que mora dentro de vc não é mais o mesmo. Ficou igual o Lula: paz-e-amor (rsrs).

    Diego, meu velho, com certeza me inspirei em vc. Mudando de assunto, vais passar o carnaval dançando frevo este ano?

    Brunão, vc esqueceu de te incluir na lista dos textos de alto nível.


    Mas voltando ao assunto das mascaras, se um dia deixássemos de usar mascaras completamente, talvez nem nós mesmos não nos reconheceríamos!

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio do Nauri usar a máscara de seu Lunga, com o objetivo de defesa realmente tem mudado... Pelo menos conosco, hehe.
    Mas enfim, tudo isso, sobre "Usar máscara", realmente sempre tem um objetivo final, nem que errôneo o seja... Mas,é importante para o humano experimentar certas coisas, sejam elas boas ou ruins, não importa. Tudo isso acresce desenvolvimento, seja de forma cruel ou não. Enfim, a máscara de seu Lunga que ele usava não era nem de perto o sue Lunga de verdade, este está muito aquém de quaisquer comportamentos mais "arrogantes", rs
    =)

    ResponderExcluir