Estava demorando ?! Pois é, começou também no blog a postagem sobre política. A primeira já não é muito boa:
A eleição do Congresso elegeu dois candidatos do PMDB: José Sarney (AP)- Senado e Michell Temer (SP) – Câmara.
É impressionante como esse partido vem dominando o país mesmo sem ter nunca um presidente da república. Na gestão do Collor tinha Itamar Franco, no FHC tinha Renan Calheiros e sua turma e na do Lula a mesma coisa.
Em torno de 7 ministérios são comandados pelo PMDB, entre eles, Saúde, Integração, Defesa e Minas e Energia ( são ministérios fortes). Não satisfeito com isso o PMDB descumpre um acordo que tinha com o PT de apoiava candidato do PMDB na Câmara (TEMER) e o PMDB apoiava o PT no senado (Tião Viana).
Só que ficou só na promessa mesmo, o PMDB lançou e levou as duas casas. E terá poder de barganha durante muito tempo. Quanto valerá o apoio do PMDB nas eleições presidenciais?
Tanto PT quanto oposição querem o PMDB como vice da chapa. É esperar para ver o que vai acontecer.
Abaixo a relação dos governadores do PMDB:
Amazonas - Eduardo Braga (PMDB)
Tocantins - Marcelo Miranda (PMDB)
Espírito Santo - Paulo Hartung (PMDB)
Rio de Janeiro - Sérgio Cabral (PMDB)
Mato Grosso do Sul - André Puccinelli (PMDB)
Santa Catarina - Luiz Henrique da Silveira (PMDB)
Paraná - Roberto Requião (PMDB)
De 4 estados no sudeste possui dois governadores (50%), de 3 estado no sul possui dois ( 67%), dois no Norte, 1 no centro-oeste e nenhum no Nordeste (PSB, PT e PSDB). Então mostra que o PMDB também tem participação forte nos estados, logo a tendência de continuar mandando é forte!
No senado são 20 senadores do PMDB quase 25% do total (81).
Nada não, o PMDB é muita coisa e vai exigir muito e cobrar caro pode anotar!
Aqui no Ceará, temos Eunício iniciando a carreira política com muita força. Os secretariados da prefeitura que estão para ser nomeados, boa parte será indicado por ele. A reunião acontece sábado com a prefeita Luizianne Lins!
Complementação dia 04/02
Vejam o que escreveu Fernando Rodrigues, colunista da Folha e um dos melhores comentaristas político do país.
"Nada se espera do PMDB no comando da Câmara e do Senado. O passado da legenda é um filme de terror. Não há como sustentar qualquer previsão otimista. Sem falar da aliança de interesses obscuros salivando no entorno de José Sarney e de Michel Temer.”
Parece que meu texto publicado é pertinente. Vamos torcer que esse período de domínio do PMDB não seja um filme de terror como no passado, citado por Fernando Rodrigues.
Trata-se do início oficial dos caminhos que levarão a sucessão presidencial de 2010. Por se tratar da eleições pós-Lula, acredito que vá ser bem movimentada. Realmente, durante o governo Lula, vimos o PMDB se tornar o partido mais poderoso do país, mesmo sem ter o cargo máximo do executivo. Todos agora vão oferecer mundos e fundos ao PMDB para tê-lo como aliado no próximo pleito. Lula já começou a se movimentar, permitindo que o próprio candidato do partido à presidência do senado, Tião Viana, quase não tivesse apoio nenhum dele. E assim, quem comanda a pauta nas duas casas é o PMDB. Falando em eleições, um comentário ácido: nunca na hiftória deffe paíf uma firurgia pláftica foi tão bem fufedida. O que o diga nossa mãe do PAC. Abraços.
ResponderExcluirPS.: será que o PSDB realmente acredita que José Serra tem chances contra a mãe do PAC?!
Diego,
ResponderExcluirEsse seu comentário "ácido" é bem pertinente. Vamos ver o quem ainda está por vir.
Com relação ao PSDB acreditar no Serra acho que sim! Apesar de não concordar. Ele deu um nó no Aécio com a colocação do Alckmin no seu secretariado.
A próxima jogada dele é com PMDB: Ou o PMDB apoiará o PSDB em 2010 ou ele tentará com que haja racha no PMDB e oficialmente o "partido das prot..." n apoie a Dilma.
Eu não duvido nada de José Serra, por isso desde já meu voto não será dele!
O lado bom é que vou desarmar todos esses candidatos: Senhora Dilma (vulgo Mãe do PAC), Serra (Vulgo Ministro da Dengue), e quem vier tb!heheheh
Abraço,