9 de fevereiro de 2009

Tarifa de Ônibus Fortaleza - Versão Internacional!

Estreia aqui no blog a parte de colunistas especiais (grandes amigos) que vão me dá o prazer de escrever textos para o blog.
Para iniciar temos um texto de Denis Almeida - colunista internacional (esse blog vai longe!heheh). Espero ter outros amigos para colocar seus textos aqui o assunto é livre, e garanto não a censura.
E chega de enrolação, fiquem com o texto...

Por Denis Almeida

Olhando as postagens feitas nesse blog sobre o aumento da passagem de ônibus em Fortaleza, me veio à cabeça meus velhos tempos de “Conjunto Cearà – Aldeota”, a linha de ônibus que me servia de condução no trajeto casa-faculdade-casa. Posso assegurar que não é uma das mais agradáveis lembranças. A espera demorada na parada sem saber a que horas passaria o próximo ônibus, aquele calor insuportável dentro do coletivo que pulava mais que carroça, a "pericia" do motorista achando que seu ônibus era um formula 1, a disputa para achar um lugar vago... enfim, tudo isso me deixou marcas profundas. Hoje tenho certeza que São Pedro me dispensará de alguns dias de purgatório quando eu partir desta vida.

Caramba, é uma vergonha o serviço de transporte publico oferecido no Brasil. Ainda mais com uma passagem a R$1,85, como no caso de Fortaleza. E acredito que em outras cidades brasileiras também não seja tão diferente. É o efeito do famoso “custo Brasil”. A manutenção excessiva nos veiculos, causada pelos buracos nas ruas e estradas brasilleiras, acaba encarecendo toda a cadeia de transportes.

Outros paises, em termos de transporte publico, estão anos-luz à nossa frente. Aqui França, por exemplo, a gente paga 1,20 euros - considere, para efeito de comparação, 1 euro como sendo 1 real, pois o poder de compra é quase o mesmo – para se ter um trasporte de excelente qualidade. Todas os pontos de parada têm o numero dos ônibus que passam naquele ponto com seus respectivos itinerarios e horarios de passagem. Os horarios não variam de um dia para o outro e a margem de erro fica em torno de 2 minutos. Além disso os ônibus são muito confortàveis e dificilmente não se acha lugar para sentar.

Mas também não pretendo ficar aqui exercendo minha soberba onibusistica, pois vai que um dia queimo a lingua e seja obrigado a voltar para o saudoso “Conjunto Cearà – Aldeota”.


Queria parabenizar o Nauri pela iniciativa de criar esse espaço de exposição de idéias e noticias. Espero que o blog vingue e que cresça cada vez mais.

2 comentários:

  1. Denis,

    Muito Obrigado pelo texto!
    O nível de serviço que o sistema de transporte coletivo de Fortaleza ou qualquer outro aqui no Brasil é inadequado ( a exceção pode ser feita a Curitiba, mas só poderei comprovar em Outubro! Eu acho).
    Espero que não só no sistema de transporte de Fortaleza um dia se compare ao frances como a qualidade de vida como todo!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Rpz, mas esse Nelito (ou VG, tb) conseguiu criar até uma atmosfera bucólica em torno das lembranças de "Conjunto Ceará - Aldeota" dele. É um saudosista, esse paulista cearense, ou cearense paulista, a gente nem sabe mais, e acho que nem ele tb, e que espero que não vire francês.
    Legal mesmo é "a "pericia" do motorista achando que seu ônibus era um formula 1". Se bem que os novos carros de F1 tão mais pra cortador de grama mesmo do que pra um carro de F1!!!
    Mas num se preocupe não, Nelas, um dia a gente chega lá. Quem sabe Lula num afirma numa dessas entrevistas dele que o sistema de transporte público do Brasil "beira a perfeição" e todo mundo passa a achar que é verdade mesmo?!
    Abraços,

    ResponderExcluir